A arte de tocar

Seja bem vindo amigo!!!

Aqui você encontrará pensamentos, informações e vídeos sobre a Música Clássica e Popular.
Confiram!!!!!

Grupo Skala

Somos um grupo  de alunos e ex-alunos do mestre professor Octacílio Arantes Faria da escola de música Skala, que se reúnem mensalmente para tocarem juntos.  

É engraçado  as vezes pensar nas coincidências da vida. No dia 02 de fevereiro de 2002 (02/02/02), eu e minha irmã começamos a estudar música com o Sr. Octacílio, a quem chamamos carinhosamente de "Psor".

Já havíamos estudado música antes, mas foi a partir de então, que deu o nosso ápice na área.
Conhecemos uma galera gente boa, e começamos a se reunir para tocar juntos desde então.
Foi aí, que aprendi a valorizar mais o erudito, sem deixar de lado minha paixão pelo popular. E também claro conheci os chorinhos famosos, que não sabiam que eram tão bons, quanto mais difícil, quanto mais rápido... melhor. E é até engraçado, pensar que alguém que curte rock, pode gostar de chorinhos...como Brasileirinho, Apanhei-te cavaquinho, Camundongo... e tantos outros clássicos...como os de Isaías Savio e Paulinho Nogueira.

Também descobri uma paixão pelo trêmulo e o  estilo "espanhol", e me apaixonei pelas "Astúrias", e ainda estou em busca de me aperfeiçoar nesses estilos "Passo Double".  

Não posso deixar de citar o famoso Vila Lobos, em quem descobri a superação, ao tocar
 " Étude N°1 " no teclado .

Mas algumas músicas são muito marcantes para mim, Marcha Turca, Sonata, Sonatina, Czardas.....resultados de dedicação intensa em uma época que eu tocava até três, quatro horas por dia.  O choro "Escorregando", eu achei que não ía conseguir tocar essa música,  era um desafio para as minhas mãos pequeninas; Bachianinha, sou apaixonada por ela desde a primeira vez que a ouvi,  era trilha sonora de uma cena do RATIMBUM, rs e Noturno, tocada em conjunto esse choro contagia muito, Sons de Carrilhões, também linda composição. E acredito que a música que mais me marcou, foi a composição "Irmãs em harmonia", era um arranjo com outro  nome, que meu professor, entregou para minha irmã e eu tocarmos ao longo do ano de 2004. Acontece que tradicionalmente, ao fim do ano, sempre havia um recital com os alunos, onde ao fim, se apontava o(s) melhor(s) aluno(s) do ano. E nesse ano, tivemos essa surpresa e na verdade a música era uma composição do nosso professor em homenagem a nós duas, que fomos as escolhidas do ano.


Ex alunos: Joyce , Cecília, Godinho e Cristina 



RECITAL DEZEMBRO **2010**
Apresentação no Céu Sapopemba






Cristina, Prof° Octacílio e Cecília